3# A Cómoda da Avó Luz

Este é um projecto cá de casa e cá para casa!

A casa dos meus avós paternos é uma casa bem modesta! Feita pelo esforço e pelas mãos do meu avô, do meu pai e daqueles que quiseram ajudar. Feita um bocadinho de cada vez! Nela existiam umas 2 ou 3 peças de mobiliário que eu desde pequenita perguntava: “Vó, quando eu tiver a minha casa dás-me esta cómoda, esta mesa e este relógio?”. Ela disse-me sempre que sim!

As peças que me caíram no “goto” não eram peças de valor nem de grandes ornamentações, mas por algum motivo eu gostava delas (agora por uma questão muito mais emocional).

Os anos passaram, a cómoda e a mesa foram trocadas por outras e colocadas no sótão à espera que eu agarrasse nelas e lhe desse uma nova vida. O relógio de parede, infelizmente foi trocado por um mais recente, que não era necessário subir à cadeira para lhe dar corda… (lembro-me de ter ficado muito zangada com a minha avó por ela ter dado aquela peça a alguém em troca de um relógio a pilhas sem graça nenhuma).

Ontem o meu pai finalmente trouxe a cómoda até ao meu mini atelier para eu lhe dar um ar mais digno.

Ainda não sei bem se me fico apenas por uma intervenção de conservação e restauro e a mantenho com o seu ar original, se realmente lhe dou um ar novo, mais moderno de forma que agrade realmente a toda a gente cá nesta casa!

A única certeza que tenho é que ao começar a mexer nesta cómoda me vieram à lembrança momentos especiais. A certeza que os meus avós, já não estando comigo fisicamente, ficarão sempre no sentimento e na minha vida!

Anúncios

Sobre jgrestauro

Conservadora-Restauradora Bens Patrimoniais Móveis e Integrados _ Escultura, Pintura e Talha
Esta entrada foi publicada em conservação e restauro. ligação permanente.

4 respostas a 3# A Cómoda da Avó Luz

  1. Márcia diz:

    Como eu compreendo aquilo que dizes Joana! É verdade, aqui em casa fizemos o mesmo… não são móveis de grande valor artístico, mas são de grande valor sentimental. Beijinhos e bom trabalho ;o)

  2. Sara diz:

    Gostei muito do que disses-te, aqui em casa nós fizemos o mesmo… Desejo-te um bom trabalho e que continues assim, simples como és… jocas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s